Sintomas da Prostatite

A próstata é uma glândula que só os homens possuem, cujo tamanho é aproximadamente o mesmo de uma noz e ela faz parte do sistema reprodutor masculino.

De uma forma simples, ela age conectando seletivamente o sistema de drenagem da bexiga e os ductos que conduzem os espermatozoides. Ela se localiza logo abaixo da bexiga e fica em volta da primeira porção da uretra.

Acontece que com o passar dos anos, especialmente depois dos 50, há um aumento no risco de desenvolver problemas na próstata, como câncer, prostatite, hiperplasia benigna e outros.

Por isso é que se faz tão importante contar com o acompanhamento de um médico para fazer uma avaliação periódica anual e também fazer uso de tratamentos preventivos como Prost+Active uma excelente opção de tratamento natural.

. Hoje, no entanto, vamos entender um pouco mais sobre a prostatite e como deve ser tratada para evitar que se agrave. Acompanhe!

O que é prostatite

A prostatite nada mais é do que um problema caracterizado pela inflamação da próstata. ela pode ser ocasionada por agente infeccioso, como fungos e bactérias, ou por traumas.

De uma forma geral, a manifestação da doença também pode acontecer de uma maneira crônica ou aguda.

Quais são os sintomas da prostatite?

São diversos os sintomas que alguém com prostatite pode apresentar, sendo que eles variam de uma pessoa para a outra e com a intensidade da inflamação também.

No entanto, de uma forma geral, os sintomas são os seguintes:

  • Sensação de ardência ou dor durante a micção
  • Aumento da frequência urinária, especialmente à noite
  • Urgência em urinar, quase incontrolável
  • Urina turva
  • Sangue na urina
  • Dores na região abdominal, na virilha ou nas costas
  • Sensação de desconforto na região dos testículos ou do pênis
  • Dor ao ejacular
  • Sintomas similares ao de uma gripe no caso da prostatite bacteriana.

Vale lembrar que também pode haver diferenças no caso de prostatite crônica e aguda. O tipo agudo também é chamado de infecção bacteriana, sendo uma condição mais comum em homens com mais de 40 anos de idade.

Ela tem início quando uma bactéria afeta o tecido prostático. Essa é uma condição que requer um tratamento imediato, podendo ser necessário até mesmo uma internação hospitalar, para uso de antibióticos intravenosos.

A prostatite crônica, por sua vez, tende a se manifestar de forma gradual, podendo persistir por meses com os sintoma de desconforto para urinar. Mais do que isso, alguns homens ainda podem apresentar sintomas não característicos, como dor no períneo, no baixo abdômen ou até na bolsa escrotal.

Agora você já sabe mais sobre o que é a prostatite e quais os seus sintomas!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *