Porque as varizes ardem?

As varizes são vasos sanguíneos que se deformam e incham por causa do acúmulo de sangue um uma determinada região da sua extensão. Isso significa que elas acontecem por problemas de circulação sanguínea.

É por isso que não se pode dizer que as varizes só causam problemas estéticos. Em alguns casos elas podem sim representar algum problema de saúde mais sério.

Mais do que isso, essa condição pode ser assintomática para algumas pessoas, mas para outras pode gerar bastante incomodo, com a sensação de ardor.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre as varizes, porque ardem e como resolver o problema.

Sensação de ardor nas varizes é perigoso?

A presença de varizes pode causar uma série de sintomas em quem as tem. Dentre eles, podemos citar a sensação de peso nas pernas, dor na região afetada, sensação de peso ao movimentar as pernas e, claro, a desagradável sensação de ardor.

Normalmente, as varizes ardem quando está ocorrendo o processo de dilatação das veias, pois acarreta em uma resposta inflamatória no local afetado.

Alguns pacientes, dependendo do grau do problema, podem nem sentir nada durante esse processo. Já outros, podem acabar se queixando de sintomas como inchaço, coceira e até mudanças no tom de pele.

Também não é nada incomum que esse incomodo piore e se acentue ao final do dia, quando a pessoa passou muitas horas na mesma posição, seja sentado ou de pé.

No caso das mulheres, os sintomas também podem ficar ainda mais acentuados durante a gestação ou o período menstrual. É por isso que é sempre muito importante fazer o devido acompanhamento médico.

Felizmente a maioria destes sintomas podem ser aliviados com um bom creme para varizes e seguindo outras dicas como mostrado abaixo:

Como diminuir os sintomas das varizes

Para que seja possível melhorar os sintomas, é indicado fazer atividades físicas com regularidade. Algumas que podem ser muito benéficas são as caminhadas ou então atividades na água, como natação e hidroginástica.

Mais do que isso, claro, é importante manter uma alimentação balanceada, manter-se dentro do peso indicado e não passar muitas horas do dia na mesma posição.

Para aliviar a queimação causada pelas varizes nos membros inferiores, a dica é repousar as pernas, preferencialmente elevados e sem comprimir a parte posterior da coxa.

Em outras palavras, fique de pernas pro ar por alguns minutos do dia para ajudar a aliviar esse desconforto.

Usar meias elásticas ou de compressão também pode ajudar, desde que sejam recomendadas por um médico.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *