Melasma mitos e verdades

O melasma é uma condição bastante desagradável e que faz com que a pele manifeste uma série de manchas de coloração marrom ou acastanhada; Mas há um creme que é o Melan Free ele pode acabar com a melasma e deixar a sua pele ainda mais bonita

No entanto, ainda é um problema bastante desconhecido pela maioria das pessoas, o que faz com que haja muitos mitos circulando por aí a seu respeito.

Pensando nisso, hoje iremos entender melhor alguns mitos e verdades a respeito do melasma. Confira tudo a seguir:

 

  1. Olheira é um tipo de melasma: MITO

É muito grande o número de pessoas que dizem que a olheira é um tipo de melasma, mas isso é um grande mito, pois são problemas bem diferentes.

O melasma, gera manchas de cor marrom e que podem se apresentar em todo o rosto, causadas pelo acúmulo de melanina em algumas regiões da pele.

Já as olheiras são podem sim ter uma cor mais acastanhada, mas também podem ser azuladas ou arroxeadas e são, normalmente, causadas pela dilatação dos vasos sanguíneos.

 

  1. Depilação provoca manchas escuras nas pele das axilas, virilhas e rosto: Verdade parcial

Quando a depilação não é feita da maneira correta, ela pode mesmo levar a pele a fica irritada, gerando um gesto estímulo aos melanócitos, que levam ao aumento da melanina na região.

No entanto, esse evento é chamado de hiperpigmentação pós-inflamatória e é um tipo de mancha completamente diferente do melasma.

 

  1. Sardas são melasmas pequenos: MITO

Sem dúvidas, existe uma grande diferença entre as sardas e o melasma. Isso porque as sardas são pequenas manchas pigmentadas que variam de marrom claro à escuro e surgem na pele clara, normalmente, durante a infância.

Já o melasma é caracterizado por manchas grandes e de tom marrom, que podem ocupar áreas extensas da pele, surgindo por exposição solar e problemas hormonais.

 

  1. A única causa do melasma é a exposição solar: MITO

Não há dúvida de que a exposição solar está entre as principais causas do melasma, mas a verdade é que ela não é a única. O problema também pode surgir por causas hormonais, uso de medicamentos e outros.

 

  1. As gravidas estão mais suscetíveis ao melasma: VERDADE

Como já foi explicado, uma das causas do melasma é a alteração hormonal, que é algo bastante comum durante a gestação. Mais do que isso, os hormônios estrogênio e progesterona são auxiliados pelos melanotrófico, que atua ativando a produção da melanina, gerando as desagradáveis manchas escuras.

 

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *