5 principais técnicas para tratar o medo de dirigir

Mais comum do que muita gente imagina, a amaxofobia, que significa medo de dirigir, acaba fazendo com que muitas pessoas abandonem o sonho da independência em se locomover por meio de um automóvel.

Se você vive essa situação, saiba que isso tem tratamento, e é o que mostraremos agora, as 5 principais técnicas para tratar o medo de dirigir.

Certamente, cada técnica é indicada para determinados casos, dependendo das causas do medo. Confira quais são:

1. Aulas específicas para quem tem amaxofobia

Existem já, empresas especializadas em capacitar motoristas habilitados que sofram de amaxofobia, ou que se sintam muito inseguros ao volante. Com métodos de direção defensiva e acompanhamento capacitado para lidar com esse tipo de aluno, as aulas procuram transmitir segurança, preparando o aluno para, após um determinado número de aulas, ele possa vencer o medo de dirigir.

2. Enfrentar o medo

Em determinados graus do medo de direção,  naqueles menos avançados, a técnica de enfrentar a insegurança, com mais aulas, justamente, praticando em caminhos e horários problemáticos, para automatizar ações de segurança. Isso não precisa, necessariamente, ser feito com o condutor da autoescola, pode ser com uma pessoa de confiança, como um familiar ou um amigo, tornando  essa adaptação mais natural.

3. Terapia

Alguns procedimentos psicológicos podem ser bem positivos, onde por meio de  conversas, ou usando técnicas de relaxamento, possa se desconstruir pensamentos negativos, procurando condicionar pensamentos e reações mais positivas e favoráveis na prática da direção, combatendo o medo e ansiedade.

4. Hipnose

No caso de se precisar chegar á raiz da fobia, a hipnose pode ser a técnica mais indicada. Na hipnose, se atinge um estado de concentração, onde são feitas sugestões no sentido de condicionar, ao longo do tempo, novas reações emocionais a certas situações, levando a ter uma consciência real dos cuidados que devem ser tomados para reduzir esses riscos, reduzindo, ou eliminando, o medo.

5. Meditação

Acredite, muita gente tem vencido o medo de dirigir através da meditação,  reduzindo a ansiedade. E a meditação pode ser praticada diariamente, colocando-a na rotina, ou apenas no momento que for assumir a direção, afastando pensamentos negativos e controlando a respiração, principalmente, naquelas horas de muita ansiedade, que levam a falta de concentração no presente.

No mais, é possível vencer o medo, inclusive não só com uma das técnicas acima, separadamente, como na junção de uma, ou mais, conforme o grau de medo e incapacitação de cada pessoa.

Vale saber que, na maioria das vezes, no entanto, basta a simples exposição e a prática, para que o medo de dirigir seja solucionado, não passando, apenas, de uma insegurança gerada pela falta de intimidade com a direção, ou ainda, pelo sempre bem-vindo, senso de responsabilidade.

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